Segurança em RNM

06/04/2013 15:27

 

 

Por contar com campos magnéticos elevados procedimentos exigem uma rotina de cuidados.

Modalidade cada vez mais atuante nos centros de diagnóstico por imagem, aRessonância Magnética apresenta tecnologia em crescente desenvolvimento e cada vez mais presente na prática clínica. Devido a sua alta capacidade de diferenciação de tecidos, a técnica tornou-se fundamental na investigação de doenças ao fornecer uma imagem precisa do interior do corpo humano.

- Devido aos mecanismos físicos (físicos de Física) envolvidos na técnica, uma avaliação de segurança rigorosa deve ser conduzida antes do paciente entrar em sala para realizar o exame. O equipamento de Ressonância Magnética apresenta elevado campo magnético, comportando-se basicamente como um grande imã, inspirando cuidados com materiais que possam ser atraídos; bem como utiliza Radiofrequência para formar imagem, a atenção deve ser dada a materiais que possam aquecer durante o exame - comenta a física Bruna Bressan Valentini

Em relação ao campo magnético estático do equipamento, os riscos podem ser classificados entre: interação do magneto com materiais ferromagnéticos, como alguns implantes metálicos e objetos que possam entrar inadvertidamente dentro da sala do equipamento, como uma enceradeira; e a interação de materiais sensíveis ao campo magnético, como marcapassos e neuroestimuladores. Via de regra, qualquer pessoa que possua estes implantes não deve se aproximar da sala do magneto. O forte ruído produzido pelo exame requer a utilização de fones de ouvido ou protetores auriculares.

- A aplicação de pulsos de Radiofrequência pode ocasionar em queimaduras se cuidados não forem tomados. Objetos metálicos desnecessários devem ser evitados dentro de sala, e ao paciente deve ser solicitado que coloque roupa apropriada e guarde objetos metálicos como celular, jóias, chaves, moedas, por risco de aquecimento durante o exame - completa Bruna.

Nunca deve se assumir que determinado material ou implante médico é compatível com ambiente de Ressonância Magnética sem que todas as informações necessárias para a tomada de decisão estejam disponíveis. Atualmente já existem equipamentos médicos, como carros de anestesia, infusores de medicamentos e macas de transporte, seguros para a utilização dentro de uma sala de Ressonância Magnética. Grande parte dos implantes médicos utilizados na atualidade são seguros para realização do exame, mas em caso de dúvidas o site www.mrisafety.comapresenta informações úteis quanto a segurança de diversos materiais médicos.