RM em pacientes portadores de marca-passo

 

Rm de Sódio

 
 
RM de sódio de 7 Teslas pode permitir a detecção do aumento de conteúdo proteoglicanos na tendinopatia de Aquiles e, assim, identificar as alterações bioquímicas nos estágios iniciais da tendinopatia.
 
O tendão de Aquiles transmite força ao calcâneo. A força máxima transmitida pode ser até 9 kN, o que corresponde a 12,5 vezes o peso do corpo. A composição bioquímica do tendão de Aquiles está intimamente relacionado com sua função. Consiste principalmente de fibras de colágeno, principalmente tipo I (60% da massa seca total), com tipos III e V (e outros tipos [II, VI, IX, X, XI]) presentes em pequenas quantidades. Foi relatado que a distribuição de proteoglicanos nos tendões é variável em todo o tendão, e o montante total é de cerca de 3,5% do peso seco nos tendões.
 
Degeneração do tendão de Aquiles (referido como tendinopatia) leva ao espessamento do tendão. Na tendinopatia de Aquiles crônica, alterações bioquímicas precedem as alterações macroscópicas. Um aumento na taxa de rotatividade dos tecidos, como parte de um processo de reparação exagerada, leva à deposição de uma matriz de tendão. Tendinopatia é também acompanhada de desagregação dos feixes microfibrilar devido à maior quantidade de água e proteoglicanos, principalmente, sulfato de Condroitina. Uma quase duplicação do aumento de glicosaminoglicanos (GAG) foi observado em tendões patológicos em estudos utilizando ensaios bioquímicos.
 
Os grupos sulfato e carboxila do GAG transmitem uma densidade de carga fixa negativo para a matriz. Esses íons negativos atraem contraíons carregados positivamente (por exemplo, sódio) e moléculas de água. O aumento de proteoglicanos em uma matriz de tendão patológica é muito provavelmente acompanhada por um aumento no teor de sódio. A sensibilidade de sódio por RM para o conteúdo GAG, medida com ressonância magnética, tem sido relatada em muitos estudos, principalmente no tecido cartilaginoso. RM de sódio é um desafio e requer um sistema com capacidades multinucleares e bobinas de sódio dedicadas, com, de preferência, intensidade de campo muito alta para permitir a relação sinal ruído suficiente (SNR)
 

Published: November 4, 2011, doi:10.1148/radiol.11110897Radiology January 2012 vol. 262 no. 1 199-205   

 

Ressonância Magnética

Estudo usa RNM para traçar "estradas" cerebrais

06/04/2013 15:38
  O mapeamento por ressonância magnética mais preciso já feito até hoje em um crânio humano foi capaz de enxergar as fibras nervosas por onde os neurônios transmitem seus impulsos de um canto para outro do cérebro. Aquilo que poderia ser um emaranhado de alta complexidade, porém, revelou-se...

Segurança em RNM

06/04/2013 15:27
    Por contar com campos magnéticos elevados procedimentos exigem uma rotina de cuidados. Modalidade cada vez mais atuante nos centros de diagnóstico por imagem, aRessonância Magnética apresenta tecnologia em crescente desenvolvimento e cada vez mais presente na prática clínica....
<< 1 | 2 | 3